Saudação a Carlos Nelson Coutinho

Morreu esta noite o grande intelectual marxista Carlos Nelson Coutinho, depois de meses combatendo um câncer dos mais violentos. Carlito, como era chamado pelos amigos, descobriu a doença em fevereiro deste ano, quando nos comentou por e-mail: “Ainda estou perplexo – mas disposto a brigar. Também sobre isso, tenho tentado me valer do mote de Gramsci: pessimismo da inteligência, otimismo da vontade. Torçam por mim”. Foi o que fizemos esses meses todos.

No próximo sábado, 22 de setembro de 2012, a Boitempo prestará uma homenagem a ele no encerramento do III Curso Livre Marx-Engels, após a aula proferida por Michael Löwy [entrada liberada para quem não acompanhou o Curso até agora – a aula e a homenagem serão transmitidas ao vivo pelo Ustream]. Até um mês atrás, Carlito, com a coragem dos grandes, ainda cogitava estar presente para receber a homenagem. Fará uma falta enorme. Presente!

Carlos Nelson Coutinho na Boitempo

Em 2011, Carlito publicou pela Boitempo o livro De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política. Confira prévia do livro no Google Books clicando aqui ou faça download do prefácio do livro em PDF clicando aqui.

Um dos maiores estudiosos de Antonio Gramsci, publicou o artigo “Gramsci e o Sul do Mundo: entre o Oriente e o Ocidente” na Margem Esquerda #5 (em 2005). Confira PDF do artigo clicando aqui.

Este ano, escreveu o texto de orelha para o livro Lenin: um estudo sobre a unidade de seu pensamento, de György Lukács, que você pode conferir clicando aqui.

Entrevistas

Caros Amigos, 2010

Revista CULT #141

Teoria e Debate #51, 2002

Folha de S.Paulo, 1999

Conferências e palestras

Participou de mesa em comemoração dos 140 anos da Comuna de Paris, em 2011, com exposição sobre a relação de Antonio Gramsci com a Comuna.

Mensagem de apoio ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Depoimento sobre partidos políticos.

Em 2002, foi um dos entrevistadores de István Mészáros no programa Roda Viva, da TV Culura.

Homenagens

O blog marxismo21 prestou uma bela homenagem a Carlito com uma reunião de artigos, entrevistas, vídeos e depoimentos. Confira clicando aqui.

 

12 comentários em Saudação a Carlos Nelson Coutinho

  1. Uma perda irreparavel estamos ficando sem referencias intelectuais combativas. Carlos Nelson Coutiho ….. viverá ainda no coração de milhares de lutadores por justiça e igualdade.

    Curtir

  2. Cristiane Cavalcanti // 20/09/2012 às 2:46 pm // Responder

    Lamento por sua ída, mas na certeza que deixou ensinamentos preciosos…que os guias espirituais estejam juntos na sua passagem.

    Curtir

  3. Grande perda. Sempre gostei muito de seus trabalhos.

    Curtir

  4. Iolanda Milanes // 20/09/2012 às 3:16 pm // Responder

    Sentiremos muito a falta deste intelectual marxista. Uma pena… A morte é a única certeza que temos, porém difícil aceitá-la…

    Curtir

  5. Onete Lopes // 20/09/2012 às 5:11 pm // Responder

    Triste e com poucas palavras para descrever a emoção desagradável com a partida deste mestre. Resta a alegria de ter cursado ele uma das disciplinas mais importantes de minha formação. Fui aluna especial de seu Curso de Teoria Política em 2003.

    Curtir

  6. Izabel Mazini // 20/09/2012 às 6:23 pm // Responder

    Sem palavras para expressar meu pesar. Uma das maiores referências intelectuais que eu tive em minha formação como historiadora gramsciana.

    Curtir

  7. Fará falta…

    Curtir

  8. Eliano de Freitas // 20/09/2012 às 7:51 pm // Responder

    Sem dúvida uma perda imensurável!!!!

    Curtir

  9. Há pouco estudei com meus alunos um texto maravilhoso dele sobre Graciliano Ramos. Fantástico!

    Curtir

  10. Renato Hilário dos Reis // 21/09/2012 às 7:26 pm // Responder

    Carlos Nelson Coutinho. Paz e Bem para Ele e que receba tudo de bom pela sua trajetória ímpar. Conheci de livros e conferências. Sem dúvida, sem papel é fundamental na minha apropriação e práxis gramsciniana.

    Renato Hilário

    FE/UNB

    Curtir

  11. Ailton Teodoro // 25/09/2012 às 5:10 am // Responder

    Carlos Nelson Coutinho…

    PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE!

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Entrada liberada para o último dia de aula do III Curso Livre Marx-Engels, amanhã! | Blog da Boitempo

Deixe um comentário